CORRECÇÃO DO TEMA RECURSOS HÍDRICOS | EXAME 2018 FASE 1







4. Na Figura 3, está representada a rede hidrográfica de Portugal continental, cujas características estão relacionadas, entre outros fatores, com a natureza das rochas, com os acidentes tectónicos, com as condições atmosféricas e com a intervenção humana.
Também estão representadas as albufeiras do Sabugal e de Meimoa, cujas cotas do nível base se encontram, respetivamente, a cerca de 760 metros e a cerca de 560 metros.





4.1. De acordo com a Figura 3, os dois rios que apresentam os troços mais extensos com suscetibilidade elevada a cheias e a inundações são
(A) o Tejo e o Mondego. 
(B) o Tejo e o Sado. 
(C) o Mondego e o Vouga. 
(D) o Sado e o Vouga.


4.2. A suscetibilidade elevada a cheias e a inundações, representada na Figura 3, deve-se, principalmente,
(A) ao predomínio de relevo de vales largos e pouco encaixados. 
(B) à ação da vegetação na retenção do escoamento superficial. 
(C) ao perfil transversal do rio em forma de «V» fechado. 
(D) à existência de rochas e solos permeáveis no leito do rio.


4.3. Considere as afirmações I, II e III, que se referem aos objetivos da construção de um transvase, como o identificado na Figura 3, entre o rio Coa e a ribeira de Meimoa. Selecione a opção que identifica corretamente as afirmações verdadeiras e as falsas.
I. O transvase contribui para atenuar o défice hídrico na albufeira de Meimoa, que abastece o projeto agrícola da Cova da Beira. 
II. O transvase contribui para aumentar a disponibilidade hídrica na bacia do rio Tejo. 
III. O transvase contribui para aumentar o caudal do rio Coa.
(A) II é verdadeira; I e III são falsas. 
(B) I e II são verdadeiras; III é falsa. 
(C) I e III são verdadeiras; II é falsa. 
(D) III é verdadeira; I e II são falsas.


5. Um dos objetivos da construção de barragens com albufeira de retenção é minimizar os efeitos da irregularidade da precipitação.
Refira duas funções das barragens que permitem concretizar esse objetivo.


Tópicos de resposta:
• regularizar o caudal dos cursos de água, a jusante;
• minimizar os efeitos das cheias e das inundações;
• permitir a rega dos campos em períodos secos;
• assegurar o caudal ecológico;
• abastecer regularmente a rede pública
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Refere duas funções das barragens. (8 pontos).
Nível 1: Refere uma função das barragens. (4 pontos).






6. A Lezíria do Tejo apresenta uma ocupação cultural diversificada, com tomate, oliveira, trigo, melão, vinha e sobreiro.
Identifique as duas culturas que são temporárias de regadio.


Identificação dos itens:
Tomate; melão




7. O desenvolvimento da região do Alentejo passa pela exploração dos seus recursos endógenos. Duas das estratégias possíveis a fomentar são:
A – o desenvolvimento da fileira associada à extração dos minerais metálicos;
B – o desenvolvimento da fileira associada à extração das rochas ornamentais.
Selecione a estratégia, A ou B, que, como autarca, escolheria para desenvolver a região do Alentejo.

De acordo com a estratégia selecionada, apresente duas medidas, explicando de que modo contribuem para o desenvolvimento da região.


Tópicos de resposta:
–– Estratégia A – o desenvolvimento da fileira associada à extração dos minerais metálicos: 
• aposta na indústria extrativa, associada aos recursos endógenos, para exportar matéria‑prima, como o volfrâmio ou o cobre, e para aumentar o emprego na região;
• desenvolvimento da indústria transformadora dependente da indústria extrativa, para fomentar a comercialização e dinamizar a economia da região;
• exploração dos recursos minerais, para fixar a mão de obra especializada, de modo a dinamizar o tecido empresarial na região;
• criação de núcleos museológicos associados aos minerais metálicos, de modo a valorizar a memória histórica da atividade mineira e, assim, a potenciar o desenvolvimento sociocultural da região;
• investimento na formação profissional especializada, para aumentar a empregabilidade da população e a produtividade das empresas na região.

–– Estratégia B – o desenvolvimento da fileira associada à extração das rochas ornamentais: 
• desenvolvimento da indústria extrativa de recursos, como o mármore, o granito ou o xisto, para a construção civil, de modo a valorizar os recursos endógenos da região;
• fixação de empresas transformadoras de rocha extraída, para aplicação na decoração de paredes, portas, janelas e mobiliário, de modo a diversificar o tecido empresarial;
• fixação de empresas associadas à indústria extrativa e transformadora, para aumentar o emprego e o equilíbrio da balança comercial;
• exploração de rochas ornamentais, para incrementar o comércio e os serviços, de modo a gerar riqueza na região;
• dinamização de oficinas de escultura, com a utilização das rochas, para fomentar as artes, de modo a elevar o nível sociocultural da região;
• apoio das universidades/escolas profissionais na formação profissional especializada, de modo a melhorar a empregabilidade da população e a produtividade.

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Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos e Linguagem Científica:
Nível 4: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (8 pontos).

Nível 3: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (6 pontos).

Nível 2: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Utiliza uma linguagem científica adequada.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (4 pontos).

Nível 1: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento da região.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).


Parâmetro B - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (4 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem parcialmente a sua clareza. (1 pontos).



Nota – Caso o aluno responda às duas estratégias, só é considerada para efeitos de classificação a primeira estratégia apresentada.