TEMA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES | EXAME 2017 FASE 2






GRUPO IV


O porto de Setúbal dispõe de vários terminais portuários localizados no estuário do Sado.




1. De acordo com a informação da Figura 4, pode inferir-se que o porto de Setúbal está adaptado ao transporte de mercadorias de diferentes tipos, como, por exemplo,
(A) automóveis, por possuir terminais adaptados aos mecanismos de carga e descarga. 
(B) granéis sólidos, porque dispõe de terminais de contentores de dimensões variadas. 
(C) combustíveis fósseis, por nele se localizarem as principais reinarias do país. 
(D) granéis líquidos, porque está ligado à rede internacional de gasodutos.


2. A localização do porto de Setúbal, observada na Figura 4, constitui uma vantagem competitiva, porque
(A) a grande profundidade das águas facilita a execução das manobras de acostagem de navios de elevado calado. 
(B) a interface com o modo rodoviário beneicia a rota marítima dos cruzeiros do mediterrâneo. 
(C) a excelente condição de abrigo facilita os procedimentos de manobra de navios cargueiros. 
(D) a infraestrutura portuária constitui uma porta atlântica integrada nas principais rotas marítimas dos petroleiros.


3. O reconhecimento internacional da Reserva Natural do Estuário do Sado como parte integrante da Rede Natura 2000 deveu-se, principalmente,
(A) à extensa restinga litoral, vocacionada para o turismo ambiental. 
(B) à cultura de extensos arrozais em modo de produção biológica. 
(C) ao seu amplo espelho de água doce, habitat de golfinhos roazes. 
(D) ao valor científico associado à biodiversidade da avifauna.


4. O porto de Setúbal tem implementado o segmento da náutica de recreio, pois
(A) tem condições geográficas favoráveis à navegabilidade ao longo do ano. 
(B) integra as rotas internacionais do segmento do turismo de cruzeiros. 
(C) apresenta um hinterland com projeção nacional, ao atrair embarcações locais. 
(D) dispõe de um interface para contentores com projeção internacional.


5. Os Planos de Ordenamento da Orla Costeira regulamentam a zona terrestre de proteção e a faixa marítima de proteção através

(A) da monitorização dos parâmetros físico-químicos dos efluentes urbanos e agrícolas. 
(B) da fiscalização das áreas emersas e submersas sob a jurisdição portuária da costa. 
(C) da seleção de espécies de bivalves para produção em sistema de aquicultura offshore.
(D) da definição do regime de salvaguarda dos valores naturais, sociais, culturais e económicos.


6. A plataforma logística urbana do Poceirão, localizada no distrito de Setúbal, explica-se, entre outros fatores, pela proximidade
(A) das minas da faixa piritosa do Alentejo. 
(B) da pedreira de mármores da Serra da Arrábida.  
(C) de grandes mercados consumidores. 
(D) dos principais aeroportos nacionais.

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