GRUPO III
Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o automóvel é um meio de transporte importante nas deslocações diárias para o trabalho.
1. De acordo com a Figura 3, alguns dos concelhos da AML que integram áreas em que menos de 47% das pessoas se deslocam de automóvel para o trabalho são
(A) Alcochete e Moita.
(B) Vila Franca de Xira e Sintra.
(C) Mafra e Seixal.
(D) Almada e Loures.
2. Nos concelhos da AML mais afastados do concelho de Lisboa, a percentagem de pessoas residentes que utilizam o automóvel na deslocação para o trabalho, representada na Figura 3, explica-se, entre outras razões,
(A) pela existência de ligações diretas de transporte público entre aldeias.
(B) pela grande mobilidade proporcionada pela rede viária fundamental.
(C) pelo valor residual das portagens nas vias de acesso às principais cidades.
(D) pelo elevado número de ligações diretas intermunicipais de transporte público.
3. Considere as afirmações I, II e III, que se referem à percentagem de pessoas que diariamente se deslocam de automóvel para o emprego. Selecione a opção que, de acordo com a Figura 3, identifica corretamente as afirmações verdadeiras e falsas.
I. Nos concelhos suburbanos mais afastados da cidade de Lisboa, deslocam‑se de automóvel para o trabalho menos de 60% das pessoas.
II. Nos concelhos de Lisboa e de Cascais, utilizam o automóvel na deslocação para o trabalho menos de 31% das pessoas.
III. Os dados permitem inferir que, nos concelhos ribeirinhos da AML norte, 28% das pessoas, pelo menos, utiliza o transporte público na deslocação para o trabalho.
(A) III é verdadeira; I e II são falsas.
(B) I é verdadeira; II e III são falsas.
(C) I e II são verdadeiras; III é falsa.
(D) II e III são verdadeiras; I é falsa.
4. Lisboa é a cidade da AML que diariamente atrai mais população ativa, porque, entre outros fatores, é a cidade que
(A) dispõe de um parque habitacional mais diversificado e mais bem conservado.
(B) oferece maior número de funções terciárias de diferentes níveis hierárquicos.
(C) tem parques industriais de tecnologias de ponta inseridos na malha urbana.
(D) concentra um elevado número de empresas dedicadas ao teletrabalho.
5. Nas áreas urbanas, a pressão exercida sobre os recursos naturais, que põe em causa a sustentabilidade ambiental, explica-se, entre outros fatores, pela
(A) grande capacidade de infiltração das águas pluviais.
(B) utilização generalizada de energia fotovoltaica.
(C) elevada produção de efluentes domésticos.
(D) proximidade entre a residência e o comércio local.
6. As cidades podem contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais envolventes, porque
(A) estabelecem com as áreas rurais relações de complementaridade no que respeita a bens e serviços.
(B) oferecem frequentemente os serviços e os produtos agrícolas inexistentes nas áreas rurais.
(C) proporcionam à população das áreas rurais diferentes atividades ligadas ao lazer.
(D) disponibilizam serviços de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.
VER CORRECÇÃO