CORRECÇÃO DO TEMA RECURSOS HÍDRICOS | EXAME 2017 ÉPOCA ESPECIAL






GRUPO V

As cartas meteorológicas são importantes na interpretação e na previsão dos estados de tempo.




1. Identifique as frentes e os aparelhos isobáricos (centros barométricos) assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K.



Tópicos de resposta:
X – depressão / centro de baixas pressões / ciclone;
Y – anticiclone / centro de altas pressões;
W – frente quente;
K – frente fria.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Identifica os quatro elementos assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K. (10 pontos).
Nível 1: Identifica dois ou três dos elementos assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K. (5 pontos).







2. De acordo com a Figura 5, as afirmações seguintes são falsas.
I. No arquipélago dos Açores, a instabilidade atmosférica é mais elevada nas ilhas do grupo oriental do que nas ilhas dos grupos central e ocidental. 
II. A velocidade do vento é muito elevada no centro barométrico identificado com a letra Z, devido ao fraco gradiente barométrico.
Apresente, para cada uma das afirmações, uma razão que prove a sua falsidade.


Tópicos de resposta:
–– relativos à afirmação I:
• a instabilidade é mais elevada nas ilhas do grupo ocidental devido à influência da proximidade da depressão Z;
OU
• a instabilidade é menor nos grupos central e oriental, porque estes grupos não estão sob a influência direta da depressão Z.

–– relativos à afirmação II:
• a velocidade do vento é elevada devido à proximidade das isóbaras no centro depressionário Z;
OU
• a velocidade do vento é elevada devido ao forte gradiente barométrico.
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Apresenta, para cada uma das duas afirmações, uma razão que justifica a sua falsidade. (10 pontos).
Nível 1: Apresenta, para apenas uma afirmação, uma razão que justifica a sua falsidade. (5 pontos).







3. Em Portugal, têm-se verificado fenómenos extremos associados ao clima, com consequências sobre o território. Explique as medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para
• a minimização dos efeitos das secas;
• a redução dos impactes das enxurradas.
Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.


Tópicos de resposta:
– medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para a minimização dos efeitos das secas:
• opção por culturas agrícolas de sequeiro;
• opção por sistemas de rega gota a gota;
• opção pelo aumento da área florestal com espécies autóctones adaptadas ao clima;
• opção pela biodiversidade da floresta, de modo a torná-la menos vulnerável aos incêndios;
• rega com água reciclada;
• criação de reservas de água, de modo a prevenir os períodos de escassez;
• construção de transvases, de modo a assegurar o abastecimento de água em áreas mais secas;
• impedimento de construção de campos de golfe em territórios com escassez de água;
• aumento da vigilância nas florestas devido ao aumento do risco de incêndio;
• sensibilização para atitudes e comportamentos responsáveis, com vista à redução do consumo de água.

– medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para a redução dos impactes das enxurradas:
• construção de socalcos;
• florestação das vertentes;
• intervenção nas linhas de água, de modo a diminuir a velocidade da água – construção de degraus de amortecimento de cheias;
• florestação das cabeceiras das linhas de água;
• desobstrução das linhas de água;
• manutenção da flora das «zonas húmidas»;
• proibição de construção em leitos de cheia;
• proibição de construção em áreas de declive acentuado;
• proibição de construção nas zonas terrestres de proteção, na orla costeira.

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Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos:
Nível 5: Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 medida de modo incompleto. (16 pontos).

Nível 4: Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar 2 medidas de modo incompleto.
Ou
Explica 3 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 medida de modo incompleto. (12 pontos).

Nível 3: Explica 2 medidas de planeamento e ordenamento do território de modo completo, uma ou duas para cada tópico.
Ou
Explica 3 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar 2 medidas de modo incompleto.
Ou
Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar 3 medidas de modo incompleto. (8 pontos).

Nível 2: Explica 2 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para um dos tópicos ou uma para cada tópico. Pode explicar 1 medida de modo incompleto.
Ou
Explica 1 medida de planeamento e ordenamento do território de modo completo. (4 pontos).

Nível 1: Apenas refere 3 ou 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico, sem as explicar. (2 pontos).

Parâmetro B - Linguagem Científica:
Nível 2: Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).
Nível 1: Apresenta falhas na linguagem científica. (1 pontos).

Parâmetro C - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro e correto, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (2 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem, parcialmente, a sua clareza. (1 pontos).