GRUPO V
As cartas meteorológicas são importantes na interpretação e na previsão dos estados de tempo.
1. Identifique as frentes e os aparelhos isobáricos (centros barométricos) assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K.
Tópicos de resposta: X – depressão / centro de baixas pressões / ciclone;---------- Descritores de desempenho: Nível 2: Identifica os quatro elementos assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K. (10 pontos). Nível 1: Identifica dois ou três dos elementos assinalados, na Figura 5, com as letras X, Y, W e K. (5 pontos). |
2. De acordo com a Figura 5, as afirmações seguintes são falsas.
I. No arquipélago dos Açores, a instabilidade atmosférica é mais elevada nas ilhas do grupo oriental do que nas ilhas dos grupos central e ocidental.
II. A velocidade do vento é muito elevada no centro barométrico identificado com a letra Z, devido ao fraco gradiente barométrico.Apresente, para cada uma das afirmações, uma razão que prove a sua falsidade.
Tópicos de resposta: –– relativos à afirmação I:---------- Descritores de desempenho: Nível 2: Apresenta, para cada uma das duas afirmações, uma razão que justifica a sua falsidade. (10 pontos). Nível 1: Apresenta, para apenas uma afirmação, uma razão que justifica a sua falsidade. (5 pontos). |
3. Em Portugal, têm-se verificado fenómenos extremos associados ao clima, com consequências sobre o território. Explique as medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para
• a minimização dos efeitos das secas;Na sua resposta, desenvolva dois aspetos para cada um dos tópicos de orientação.
• a redução dos impactes das enxurradas.
Tópicos de resposta: – medidas de planeamento e ordenamento do território que contribuem para a minimização dos efeitos das secas:---------- Descritores de desempenho: Parâmetro A - Conteúdos: Nível 5: Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 medida de modo incompleto. (16 pontos). Nível 4: Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar 2 medidas de modo incompleto. Ou Explica 3 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar apenas 1 medida de modo incompleto. (12 pontos). Nível 3: Explica 2 medidas de planeamento e ordenamento do território de modo completo, uma ou duas para cada tópico. Ou Explica 3 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico. Pode explicar 2 medidas de modo incompleto. Ou Explica 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para cada tópico. Pode explicar 3 medidas de modo incompleto. (8 pontos). Nível 2: Explica 2 medidas de planeamento e ordenamento do território, duas para um dos tópicos ou uma para cada tópico. Pode explicar 1 medida de modo incompleto. Ou Explica 1 medida de planeamento e ordenamento do território de modo completo. (4 pontos). Nível 1: Apenas refere 3 ou 4 medidas de planeamento e ordenamento do território, uma ou duas para cada tópico, sem as explicar. (2 pontos). Parâmetro B - Linguagem Científica: Nível 2: Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos). Nível 1: Apresenta falhas na linguagem científica. (1 pontos). Parâmetro C - Comunicação: Nível 2: O discurso é globalmente claro e correto, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (2 pontos). Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem, parcialmente, a sua clareza. (1 pontos). |