CORRECÇÃO DO TEMA POPULAÇÃO PORTUGUESA | EXAME 2018 FASE 2






1. A Figura 1 representa alguns indicadores demográficos que são importantes para a definição de políticas do território.




1.1. Identifique as letras, assinaladas na Figura 1, que correspondem a anos em que houve renovação de gerações.


Identificação dos itens:
F e G




1.2. As afirmações seguintes são verdadeiras, de acordo com a análise da Figura 1.

I. A partir de 1984, o adiamento do nascimento do primeiro filho contribuiu para a redução do ISF 
II. O fluxo de imigrantes que se verificou na primeira década do século XXI não teve um impacte significativo na variação do ISF. 
III. A dimensão média da família nuclear portuguesa tem vindo a diminuir.

Justifique a veracidade de duas das três afirmações, utilizando a informação da Figura 1 e o conhecimento adquirido sobre a população.


Tópicos de resposta:
I. A partir de 1984, a idade média da mulher ao nascimento do primeiro filho foi aumentando, dos 24 anos (1984) para os 30 anos (2014). Este facto refletiu-se na redução do número médio de filhos por mulher em idade fértil, com a redução do ISF de 1,8 para 1,25.

II. De 2001 a 2010, verificou-se um aumento do fluxo de imigrantes, geralmente jovens adultos em idade fértil, que não se repercutiu no aumento do ISF nesse período.

III. Em 1960, a família nuclear, em média, tinha uma dimensão superior a 5 membros (3 filhos e os pais). Ao longo do período considerado (de 1960 a 2014), verifica-se uma redução acentuada do ISF, o que significa que a dimensão média da família nuclear se aproxima dos três membros (1 filho e os pais).
----------
Descritores de desempenho:
Nível 2: Justifica duas afirmações, mobilizando corretamente a informação da figura e o conhecimento adquirido sobre a população. (8 pontos).
Nível 1: Justifica apenas uma afirmação, mobilizando corretamente a informação da figura e o conhecimento adquirido sobre a população. (4 pontos).






1.3. Considere o seguinte cenário: nos próximos 30 anos, verificar-se-á uma entrada significativa de população imigrante ativa jovem em Portugal, que terá, em média, três filhos por mulher, pouco tempo após a sua chegada. Considere, ainda, que as mulheres portuguesas em idade fértil mantêm o mesmo número médio de filhos.

Identifique a opção que corresponde ao esquema que representa este cenário:






2. Alguns concelhos do interior do país têm registado um envelhecimento demográfico e uma baixa taxa de natalidade, com efeitos no despovoamento.
Em Penamacor, por exemplo, a única escola do primeiro ciclo funciona na sede de concelho. Não há alunos suficientes para o funcionamento de escolas deste nível de ensino noutras freguesias.
Fonte: www.dn.pt (consultado em novembro de 2017) (adaptado).

Um autarca do interior do país pretende combater o despovoamento. Para isso, ponderou implementar, no seu concelho, uma das seguintes estratégias:
A – aumentar a atratividade do concelho para viver e trabalhar;
B – elevar a competitividade empresarial.
Selecione a estratégia, A ou B, que, como autarca, escolheria para combater o despovoamento desse concelho do interior do país.

De acordo com a estratégia selecionada, apresente duas medidas, explicando de que modo contribuem para combater o despovoamento do concelho.


Tópicos de resposta:
–– Estratégia A – Aumentar a atratividade do concelho para viver e trabalhar: 
• atribuição de benefícios fiscais aos casais jovens, incentivando-os a fixarem-se no concelho;
• diminuição do valor do IMI, para tornar o concelho mais atrativo;
• prestação gratuita de serviços de educação e de saúde, de modo a favorecer a poupança das famílias;
• diminuição do valor das rendas para os casais jovens, incentivando-os a fixarem-se no concelho;
• atribuição de subsídios por cada nascimento, de modo a atrair a população jovem;
• atribuição de benefícios fiscais às famílias numerosas, de modo a aumentar a população residente.

–– Estratégia B – Elevar a competitividade empresarial: 
• atração de indústrias, de modo a criar postos de trabalho;
• venda de terrenos a preço simbólico, para incentivar o investimento;
• redução dos custos da água, da energia e dos esgotos, de modo a atrair a indústria, tendo em conta a poupança que tal redução representa para as empresas;
• criação de parques industriais infraestruturados, de modo a fomentar as economias de aglomeração;
• investimento nas infraestruturas de transportes, de modo a aumentar a acessibilidade, facilitando o acesso às matérias-primas e o escoamento dos produtos;
• aproveitamento dos recursos endógenos, de modo a dinamizar a produção agrícola e a sua transformação.

----------
Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos e Linguagem Científica:
Nível 4: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (8 pontos).

Nível 3: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Utiliza uma linguagem científica adequada.(6 pontos).

Nível 2: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Utiliza uma linguagem científica adequada.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (4 pontos).

Nível 1: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para combater o despovoamento do concelho do interior.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).


Parâmetro B - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (4 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem parcialmente a sua clareza. (1 pontos).



Nota – Caso o aluno responda às duas estratégias, só é considerada para efeitos de classificação a primeira estratégia apresentada.