CORRECÇÃO DO TEMA REDE URBANA | EXAME 2018 FASE 2






19. A cidade das Caldas da Rainha pretende afirmar-se como cidade criativa e termal até 2030. O Plano Estratégico de Desenvolvimento para esta cidade estabelece prioridades, sustentadas na potencialização dos recursos endógenos e na reabilitação do património local.
Fonte: www.cmcr.pt (consultado em dezembro de 2017) (adaptado).



19.1. No desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha, é possível apostar em diferentes estratégias, como:
A – o reforço da posição na rede urbana nacional;
B – o aumento da visibilidade internacional.
Selecione a estratégia, A ou B, que, no âmbito do planeamento e ordenamento do território,
considere mais adequada para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.


De acordo com a estratégia selecionada, apresente duas medidas, explicando de que modo
contribuem para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.



Tópicos de resposta:
–– Estratégia A – O reforço da posição na rede urbana nacional: 
• aumento do número de empresas criativas, de modo a expandir a área de influência da cidade das Caldas da Rainha;
• aumento do emprego, de modo a fixar pessoas e a favorecer o aumento demográfico;
• aposta no turismo termal, de modo a desenvolver áreas especializadas do turismo – turismo de saúde e turismo de lazer;
• oferta de cuidados de saúde associados ao termalismo, de modo a promover a hotelaria;
• aposta na gastronomia associada aos produtos agrícolas locais, de modo a desenvolver a indústria agroalimentar;
• fomento da indústria e do artesanato, associados aos recursos do subsolo, como a cerâmica e o vidro, para atrair o turismo e aumentar a exportação;
• aumento do número de funções de nível hierárquico superior, através da aposta na identidade local, de modo a elevar o nível da cidade;
• atração de investidores e de eventos de negócios, de modo a aumentar o rendimento regional;
• fomento da cooperação interurbana, através da rede de serviços comuns, de modo a reduzir custos.

–– Estratégia B – O aumento da visibilidade internacional: 
• criação de plataformas digitais difusoras da informação local com vista a promover a cidade internacionalmente;
• organização de eventos culturais (feiras, concertos, workshops, conferências) com vista a divulgar a cidade no estrangeiro;
• divulgação do património natural, histórico e cultural, de modo a atrair turistas de nível sociocultural mais elevado e com múltiplos interesses;
• desenvolvimento da cooperação interurbana, de modo a projetar a cidade no contexto internacional;
• recurso ao marketing territorial com vista à projeção internacional da cidade;
• integração em redes internacionais, como a rede das cidades criativas da UNESCO, com vista à projeção internacional da cidade.

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Descritores de desempenho:

Parâmetro A - Conteúdos e Linguagem Científica:
Nível 4: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (8 pontos).

Nível 3: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma
adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das
Caldas da Rainha.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (6 pontos).

Nível 2: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, uma de forma adequada e outra de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Utiliza uma linguagem científica adequada.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (4 pontos).

Nível 1: Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 2 medidas, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Apresenta falhas na linguagem científica.
OU
Seleciona a estratégia, A ou B, e apresenta 1 medida, explicando, de forma menos adequada, o seu contributo para o desenvolvimento de cidades como a das Caldas da Rainha.
Utiliza uma linguagem científica adequada. (2 pontos).


Parâmetro B - Comunicação:
Nível 2: O discurso é globalmente claro, podendo apresentar falhas que não comprometem a sua clareza. (4 pontos).
Nível 1: O discurso apresenta falhas que comprometem parcialmente a sua clareza. (1 pontos).



Nota – Caso o aluno responda às duas estratégias, só é considerada para efeitos de classificação a primeira estratégia apresentada.



19.2. A concentração de empresas associadas à fileira da cerâmica potencia economias de aglomeração.

Apresente duas razões pelas quais a concentração de empresas gera economias de aglomeração.



Tópicos de resposta:
• partilha de mão de obra especializada/qualificada;
• benefício conjunto das redes de infraestruturas de transportes e de telecomunicações;
• benefício conjunto de equipamentos coletivos;
• redução dos custos com acesso à informação;
• valorização do turismo industrial;
• atração turística com efeitos multiplicadores em diversos setores;
• apoio às empresas por parte dos centros de inovação e desenvolvimento;
• complementaridade entre empresas na utilização de recursos/matérias-primas;
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Descritores de desempenho:
Nível 2: Apresenta duas razões pelas quais a concentração de empresas gera economias de aglomeração. (8 pontos).
Nível 1: Apresenta apenas uma razão pela qual a concentração de empresas gera economias de aglomeração. (4 pontos).