GRUPO IV
1. Se considerarmos que, na Figura 3, os limites das classes correspondem a linhas que unem pontos a igual distância-tempo aos aeroportos internacionais, então estas linhas denominam-se
(A) isossistas.
(B) isoietas.
(C) isócronas.
(D) isótimas.
2. Duas das capitais de distrito que, de acordo com a Figura 3, se encontravam a mais de uma hora e meia do aeroporto internacional português mais próximo eram
(A) Vila Real e Guarda.
(B) Covilhã e Viseu.
(C) Elvas e Castelo Branco.
(D) Bragança e Portalegre.
3. Coimbra e Vila Real, que em linha reta estão, respetivamente, a cerca de 105 km e 75 km do Porto, encontram-se, de acordo com o mapa da Figura 3, aproximadamente a uma hora do aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que se explica, entre outras razões,
(A) por Coimbra ser servida pela A1, que tem um traçado retilíneo, e por Vila Real ser servida pelo IP4, que tem um traçado sinuoso.
(B) por Coimbra ser servida pelo Alfa Pendular e pelo Intercidades e por Vila Real não possuir um serviço regular de comboio.
(C) por Coimbra ser servida por uma autoestrada com tráfego muito intenso e por Vila Real ser servida por uma autoestrada com tráfego reduzido.
(D) por Coimbra ser servida por uma linha ferroviária de via dupla e eletrificada e por Vila Real ser servida por uma linha de via simples e não eletrificada.
4. A elevada sazonalidade no movimento de passageiros no aeroporto de Faro pode ser combatida através de medidas como, por exemplo,
(A) a divulgação do turismo balnear e a redução dos preços nos hotéis e na restauração.
(B) a realização de torneios internacionais de golfe e a dinamização de atividades para o turismo sénior.
(C) o aumento do número de casinos e a realização de safaris no Parque Natural da Ria Formosa.
(D) a reabertura de estâncias termais e a limitação do número de voos low cost durante a época balnear.
5. Nas médias distâncias, o modo de transporte aéreo de passageiros tem desvantagens, relativamente ao modo de transporte ferroviário, como, por exemplo,
(A) o cumprimento de horários rígidos e a necessidade de recorrer a outro modo de transporte.
(B) a emissão de grandes quantidades de CO2 e os elevados custos de funcionamento.
(C) o baixo nível de segurança e o elevado consumo de combustíveis fósseis.
(D) a suspensão de voos durante a noite e as perdas de tempo no embarque e no desembarque.
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