GRUPO IV
O mapa da Figura 4 representa a localização das plataformas logísticas multimodais, por tipologia, em Portugal continental.
1. As plataformas logísticas que, de acordo com a Figura 4, se encontram localizadas a leste do meridiano 8° W são as
(A) de Tunes e da Guarda.
(B) de Chaves e da Guarda.
(C) de Valença e de Tunes.
(D) de Valença e de Chaves.
2. As plataformas logísticas caracterizam-se por possuírem
(A) terminais rodoferroviários e atividades produtivas intensivas em mão de obra.
(B) centros de investigação científica e atividades de apoio às cadeias de abastecimento.
(C) centros de controlo do tráfego nacional e serviços de apoio aos veículos.
(D) terminais de diferentes modos de transporte e serviços de apoio às empresas.
3. A localização das plataformas logísticas urbanas do Poceirão e da Maia/Trofa explica-se, entre outros fatores, pela proximidade
(A) de grandes mercados consumidores e por se encontrarem no cruzamento de itinerários principais.
(B) de grandes mercados abastecedores e por serem servidas por linhas de caminho de ferro da rede principal.
(C) dos principais portos e por estarem instaladas em terrenos não propícios à prática da atividade agrícola.
(D) dos principais aeroportos e por existirem nas suas imediações grandes parques industriais cuja produção se destina à exportação.
4. Os portos representados na Figura 4 com movimento de passageiros são
(A) o de Lisboa e o de Aveiro.
(B) o de Leixões e o de Sines.
(C) o de Lisboa e o de Leixões.
(D) o de Aveiro e o de Sines.
5. A aposta na rede de plataformas logísticas, representada na Figura 4, tem como principais objetivos estratégicos
(A) revitalizar a economia regional e melhorar a acessibilidade ao interior do país.
(B) captar investimento industrial espanhol e assegurar a coesão territorial ibérica.
(C) dinamizar a economia do país e fomentar a intermodalidade de transportes.
(D) expandir o hinterland dos portos nacionais e garantir a coesão territorial nacional.
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