TEMA TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES | EXAME 2013 FASE 2





GRUPO IV

A Figura 3 representa parte da rede Eurovelo, gerida pela Federação Europeia de Ciclistas, que está a ser desenvolvida em vários países por um amplo leque de parceiros. O cicloturismo enquadra-se na atual política da UE sobre turismo sustentável, enfrentando, no entanto, vários obstáculos, como, por exemplo, a falta de interfaces.




1. O recurso à intermodalidade com o modo de transporte marítimo, de acordo com a Figura 3, não é necessário nos percursos
(A) 2, 3, 5 e 8. 
(B) 4, 5, 7 e 8. 
(C) 2, 3, 6 e 9. 
(D) 4, 6, 7 e 9.


2. O troço do percurso em território nacional, representado na Figura 3, tem uma extensão que varia entre
(A) 100 e 150 km. 
(B) 150 e 200 km. 
(C) 200 e 250 km. 
(D) 250 e 300 km.


3. A construção de interfaces no sistema de transportes apresenta vantagens, das quais se destacam
(A) o aumento do conforto dos passageiros e o encurtamento do tempo de viagem. 
(B) a descida do preço do solo na proximidade das estações e a maior facilidade de transbordo. 
(C) a redução do custo das viagens e a intensificação do tráfego rodoviário na cidade. 
(D) a melhoria da segurança dos passageiros e o incremento das migrações pendulares.


4. A diminuição do tráfego rodoviário em algumas cidades europeias tem vindo a ser assegurada pela implementação de medidas como, por exemplo,
(A) a construção de vias pedonais e a comparticipação do Estado na aquisição de veículos elétricos. 
(B) a proibição da circulação de automóveis nos centros históricos e a construção de parques de estacionamento nas áreas centrais. 
(C) a generalização do uso de veículos elétricos e a redução do preço dos combustíveis vendidos no interior das cidades. 
(D) a expansão da rede de ciclovias e o aumento da oferta de transportes públicos de melhor qualidade.


5. A política de transportes da União Europeia visa, entre outros aspetos,
(A) aumentar o número de ligações aéreas entre as capitais europeias e reduzir o congestionamento da rede rodoviária. 
(B) diminuir os índices de sinistralidade do transporte rodoviário e baixar os níveis de poluição atmosférica. 
(C) expandir a rede de transporte ferroviário e diminuir a contentorização no transporte marítimo. 
(D) reduzir a quantidade de mercadorias transportadas por modo ferroviário e criar um sistema único de tarifas.

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